Salomão Zalcbergas traz exposição a céu aberto do Vale do Capão, para Biblioteca Central dos Barris em Salvador.
Capão, Memórias e Cores é o tema da exposição que o artista plástico, Salomão Zalcbergas, estará apresentando de 04 a 30 de outubro na Biblioteca Central dos Barris em Salvador.
O artista, conhecido por registrar em suas obras, a natureza e as casas antigas da chapada diamantina, começou em 2006 a retratar a vida dos moradores da região, seu cosmo simbólico e cotidiano que compuseram as exposições ‘Simplicidade’, ‘Estórias da vida’ e ‘Lembranças da Terra’. A partir de 2008 vem realizando a céu aberto, nos muros e nas casas dos moradores do vale, exposição que retrata além da natureza, a memória e o convívio dos nativos, cenas do olhar do artista sobre o cotidiano bucólico e a vida simples do interior.
Em ‘Capão Memória e Cores’, reúne as obras em telas das exposições anteriores sobre o Capão e fotos da exposição a céu aberto.
Acadêmico e professor, com formação em Belas Artes, Salomão é um conservador renitente, mas ao mesmo tempo um libertário irreverente.
Pintor, ilustrador, artista gráfico e escultor, Salomão é paulista de nascimento, mas baiano desde criança. Filho de lituanos veio para Salvador aos oito anos com os pais – que teriam preferido uma carreira castrense para o menino. Chegou a realizar exposições na Bahia e na França depois de passar pela Escola de Belas Artes da UFBA, na década de setenta, mas acabou por radicar-se no Capão da Chapada Diamantina.
De volta a Salvador desde 2003, retoma a produção de artes plásticas. E em 2006 nasceram as telas da mostra. O artista conta com o apoio do diretório de arte – Espiral Galleria.
Breve histórico:
- 2005- Emoções Humanas, Casa do Comércio;
- 2006-Exposições Itinerantes nos muros do vale do Capão;
- 2007-Simplicidades na Casa do Comércio e no Lobby do Hospital Salvador com temas religiosos; Estórias da Vida no
SENAC/Pelourinho2008- Lembranças da Terra, no SENAC Pelourinho;
- 2008- Alizarin / Exposição Coletiva no Inet- Comércio;
- 2009- Arte Sempre Viva, no Teatro da Gamboa Nova; Cores na Chapada SENAC Pelourinho;
- 2010- Cores Brasilis no Teatro da Gamboa Nova;
- Exposições internacionais na Itália e na França.
Serviço:
Capão, Memórias & Cores
Exposição de Pinturas acrílicas s/telas de Salomão Zalcbergas
De 04 a 30 de outubro de 2010
Horário: consultar
Foyer da Biblioteca Central dos Barris
General Labatut, 27 – Barris
Fone: (71) 3117.6000/6084
Maiores informações
Espiral Galleria – www.espiralgalleria.com
Tel/fax. 71. 3378.6592