sábado, 28 de agosto de 2010

CAIXA Cultural Salvador lança a Mostra “Lage – 40 anos de humor”


CAIXA Cultural Salvador lança a Mostra “Lage – 40 anos de humor”

A exposição reúne o bom humor de traço leve e ágil e carregado de expressividade do mais talentoso cartunista da Bahia.
A CAIXA Cultural Salvador promove o lançamento da mostra “Lage – 40 anos de humor”, no dia 31 de agosto, às 20 horas, para convida...dos da Caixa Econômica Federal e imprensa. Quem for visitar a exposição terá a oportunidade de apreciar 60 trabalhos realizados pelo ilustrador e cartunista Hélio Roberto Lage ao longo dos seus 40 anos de carreira dedicados à charge e ao cartum. O projeto “Lage – 40 anos de humor” foi aprovado pelo edital de ocupação de pauta da CAIXA Cultural para 2010 e é integralmente patrocinado pela instituição.
A curadoria do designer e cartunista Nildão envolveu pesquisa cuidadosa nos acervos pessoais e profissionais do autor, resultando na seleção dos melhores trabalhos de Lage. A visitação pública acontece de 1º de setembro a 03 de outubro no horário das 9 às 18 horas, com entrada franca para todos os públicos. A CAIXA Cultural fica na Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (71) 3421-4200.
A mostra reúne charges, cartuns, histórias em quadrinhos e caricaturas, finalizadas, em sua maioria, com traço à mão livre, representando diferentes fases do cartunista. O humor ferino de Lage está presente nas tiras “Ânsia de amar”, em que o cartunista explora as relações amorosas, suas angústias e suas contradições de forma irônica e sagaz.
A política nacional e baiana é retratada em charges apimentadas e certeiras que retratam os acontecimentos de grande repercussão no cenário nacional e local. Além disso, Lage era dono de um traço preciso e econômico, o que pode ser conferido nas diversas caricaturas de personalidades da vida política e artística do país.
A maior parte dos trabalhos expostos na mostra pertence ao acervo da família do artista, cedido gentilmente por sua esposa Marta Lage, e do jornal Tribuna da Bahia, veículo no qual Lage trabalhou por quase toda a sua vida profissional, publicando diariamente, durante mais de 37 anos, nas páginas do diário local.

PROGRAMA EDUCATIVO da MOSTRA “LAGE – 40 anos de humor”

A mostra se complementa com um programa educativo que oferece oficinas e palestras voltadas para um público-alvo formado por estudantes da rede pública e particular do ensino médio (primeiro ao terceiro ano) e do ensino superior da cidade de Salvador, além de profissionais e amadores das artes gráficas. As inscrições podem ser feitas na CAIXA Cultural Salvador pelo telefone (071) 3421-4200, no período das 9 às 17 horas. A participação é gratuita.
As oficinas serão desenvolvidas com a divisão do tempo em duas fases: a primeira será expositiva, realizada pelo facilitador, ocupando 01h30min do tempo total da atividade. A segunda fase será prática, quando os presentes serão convidados a experimentar as técnicas expostas pelo facilitador, com auxílio deste, e terá duração de 2 h.
As palestras serão realizadas por meio de exposição oral com auxílio de material projetado e cada palestrante terá 01h30min para expor a sua apresentação. Nos 30 minutos restantes a fala será franqueada aos presentes, fomentando assim o debate.


Programação

DIA 14/09 – TERÇA-FEIRA

08h30min às 12h – OFICINA: “A caricatura como forma de expressão artística”
Facilitador: Paulo Setúbal
Quantidade de Vagas: 25 pessoas.

14h às 16h – PALESTRA: “O Processo criativo do Humor gráfico: o cartum”
Palestrante: Nildão
Quantidade de Vagas: 80 lugares

16h às 18h – PALESTRA: “Vida e obra de Hélio Lage”
Palestrante: Prof. Washington Filho.
Quantidade de Vagas: 80 pessoas.

DIA 15/09 – QUARTA-FEIRA

08h30min às 12h – OFICINA: “Do desenho à animação: processos e técnicas”
Facilitador: José Vieira.
Quantidade de Vagas: 25 pessoas.

14h às 16h – PALESTRA: “Humor gráfico na Bahia: trajetória e perspectivas”
Palestrante: Gutemberg Cruz.
Quantidade de Vagas: 80 lugares

16h às 18h – PALESTRA: “O papel do cartunista em um veículo de mídia”
Palestrante: Cau Gomez.
Quantidade de Vagas: 80 lugares


Serviço:

Mostra ”Lage - 40 anos de Humor”

Lançamento: 31 de agosto de 2010, às 20 horas, para imprensa e convidados CAIXA;

Conveniência: Estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural, no dia do lançamento.
Visitação: 01 de setembro a 03 de outubro de 2010, das 9 às 18 horas, de terça-feira a domingo;
Galeria: Arcos
Endereço: Rua Carlos Gomes, nº57 – Centro, Salvador/BA
Informações: (71) 3421-4200



Acesso:Entrada franca
Classificação etária: Livre

Realização:
Nildão Design, Comunicação e Produção
Alice Lacerda – Produtora Cultural


Patrocínio:
CAIXA Econômica Federal
www.caixa.gov.br/caixacultural

CONTATO PARA ENTREVISTAS:

Curador:

Nildão
www.nildao.com.br



CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal - CAIXA Cultural - Salvador
(71) 3421-4200




Fonte : Caixa Cultural
cultura.ba@caixa.gov.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Projeto itinerante promove oficinas gratuitas de quadrinhos em comunidades populares de Salvador

Projeto itinerante promove oficinas gratuitas de quadrinhos em comunidades populares de Salvador



Jovens de 13 a 30 anos dos bairros de Mata Escura, Engenho Velho da Federação, Plataforma e Pelourinho têm oportunidade de aprender a fazer suas próprias histórias em quadrinho na “Oficina HQ Itinerante”



A Ação Cultural Oficina HQ comemora sete anos de atividades contínuas com mais uma realização: o projeto “Oficina HQ Itinerante”, que vai promover oficinas gratuitas de história em quadrinhos em quatro bairros de Salvador – Mata Escura, Engenho Velho da Federação, Plataforma e Pelourinho –, entre os meses de setembro e novembro. A proposta é de atender comunidades populares, dando oportunidade de formação na técnica e promovendo a arte como uma opção de labor e renda. As inscrições ficam abertas de 2 a 12 de setembro, nos locais onde as oficinas serão desenvolvidas (ver lista abaixo).



São oferecidas 80 vagas (20 em cada bairro) para jovens entre 13 e 30 anos, que tenham afinidade com as artes gráficas, mas que não possuam condições financeiras para investir em formação e qualificação. Os alunos devem residir ou estudar nas proximidades dos locais que receberão as oficinas. As aulas vão acontecer em dias úteis, das 14 às 17 horas, e o material necessário para o desenvolvimento do trabalho será também gratuito. Ao final de cada oficina, os espaços ainda abrigarão uma pequena mostra do que foi produzido nas aulas e, após encerramento do projeto, o conteúdo total será apresentado no site da Ação Cultural Oficina HQ: www.oficinahq.com.



A “Oficina HQ Itinerante” foi contemplada pelo Edital de Apoio a Projetos de Formação e Qualificação Artístico-Cultural, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) através de suas unidades: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Fundação Pedro Calmon (FPC), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). O certame está viabilizando a execução de 28 propostas arte-educativas nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, música, teatro, circo, patrimônio, livro e leitura, com investimento total superior a R$ 800 mil, mediante recursos provenientes do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).



Oficina HQ Itinerante

Inscrições:

De 2 a 12 de setembro

Para jovens de 13 a 30 anos

Nos locais de realização das oficinas

Grátis

Informações:

Telefones: 71 3014-4331/ 8807-4331/ 8707-0951

E-mail: quadrinhos_ssa@hotmail.com

Site: www.oficinahq.com



Datas e locais de inscrição e realização das oficinas e mostras:


Mata Escura:

Onde: LTECS – Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologias Sociais (LTECS)

Oficina: 15/9 a 23/9/2010

Mostra: 27/9 a 4/10/2010


Engenho Velho da Federação:

Onde: Centro Cultural e Recreativo Bombocado

Oficina: 29/9 a 7/10/2010

Mostra: 11/10 a 18/10/2010


Plataforma:

Onde: Multiusinas Juvenil de Plataforma/PANGEA

Oficina: 13/10 a 21/10/2010

Mostra: 25/10 a 1/11/2010


Pelourinho:

Onde: Museu Casa do Benin

Oficina: 26/10 a 5/11/2010

Mostra: 8/11 a 15/11/2010

--
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB
Telefones: + 55 (71) 3116-6781 / 6783
www.funceb.ba.gov.br
www.agendacultural.ba.gov.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Exposição Tunga: À luz de dois mundos.

Um ponto de visualidades em Salvador


Um ponto de visualidades em Salvador


A partir de Setembro, mais precisamente, no primeiro sábado, dia 04, o Goethe-Institut Salvador estará sediando um novo projeto cujo foco são as diversas expressões das Artes Visuais: VISIO. (leia-se Visio Ponto).

O evento, projetado pela artista e ativista cultural Andrea May, assim como o próprio nome sugere, reunirá representantes das artes plásticas, fotografia, arte digital, design gráfico, videoarte, street art, dentre outros, num ponto de encontro mensal para troca de informações, produção e reprodução ao vivo de técnicas, estilos e inspirações.

Trata-se, na verdade, de um atelier aberto ao público interessado em conhecer, participar ou apenas adquirir peças de arte com formatos e valores acessíveis.

Prevendo uma interlocução com o espaço do Pátio do ICBA (Corredor da Vitória), serão realizadas atividades informais e diversificadas como por exemplo o laboratório do coletivo de desenho Canetarium; mini-oficinas; pequenas mostras expositivas; instalações, performances e exibições de audiovisual.

A programação gratuita acontecerá das 14 às 20h e visa, fundamentalmente, a maior aproximação ao universo particular desta classe em seus processos criativos. Um estímulo aos olhos e mentes abertas.

Atelier coletivo

Será formado por Alessia Rollo - Ana C. - Anita Dominoni - Bruno Marcello - Danilo Bolota - Drica Rocha - Filipe Cartaxo - Flávia Bomfim - Grupo Ecoarte - Grupo Mandu - Iansã Negrão - Janete Kislansky - Juliana Bestetti - Karina Rabinovitz & Silvana Rezende - Marceleza de Castilho - Marcelo Reis - Markuza - May aka Happy Downlady - Nely Oliveira - Nestta Cultura - Silvis - Tuti Minervino.




Gostou ? Maiores informações no blog: http://visioponto.blogspot.com/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SecultBA realiza cadastramento de espaços culturais da Bahia

Previsão é de que 200 centros de cultura sejam mapeados até o final de setembro

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB) e da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), promove, até o dia 30 de setembro de 2010, o mapeamento dos espaços culturais do estado. A ação, que teve início em julho, faz parte do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC), uma ampla base de dados que estará disponível na internet e será alimentada pelos gestores da cultura dos governos federal, estadual e municipal, e também pela sociedade civil, por instituições culturais públicas, privadas e de interesse público.


Fonte: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/

terça-feira, 10 de agosto de 2010

EXPOSIÇÃO COLETIVA BENTEVI - RECIFE









8 a 30 de outubro Exposição Coletiva Bentevi - Recife.
O evento acontecerá na Rua Capitão Lima em duas casas:
no espaço MUDA http://espacomuda.blogspot.com/
e no N.A.V.E. http://www.e-nave.com.br/

...---- pautas abertas ----

Todos estão convidados a participar da Exposição Coletiva Bentevi – Recife
Uma parceria Bentevi – Muda – N.A.V.E.

IDENTIFICAÇÃO
1. 08.10.10 data de abertura da Exposição Coletiva Bentevi – Recife;

2. Período da mostra 08.10 a 30.10.2010;

3. Os espaços expositivos serão no MUDA e N.A.V.E. - Todos dois espaços ficam na Rua Capitão Lima, no Bairro do Santo Amaro, no centro da cidade de Recife.

4. Sobre ESPAÇO MUDA: O Espaço Muda é dedicado às artes plásticas, moda, música, gastronomia, artes cênicas, audiovisual... O espaço é divido em quatro ambientes: a Galeria Muda, que será reservada para exposições de arte e; o Espaço Moda, que além de funcionar como loja e brechó; o Bistrô Beco da Muda e o Espaço Galpão que funciona como um teatro alternativo com 70 m². http://espacomuda.blogspot.com/

5. Sobre ESPAÇO N.A.V.E.: Os experimentos realizados no NAVE , visam à reflexão acerca das relações entre arte e tecnologia, tem a intenção de intercambiar conhecimentos. Explorar as inter-faces da criação artísticas com os diversos setores da comunicação e do conhecimento, os projetos realizados pelo NAVE em sua grande maioria interativos, geraram reflexões a cerca de questões, sócio-politicas, ambientais e tecnológicas, que estão presentes nas obras de artes contemporâneas. http://www.e-nave.com.br/

6. Referências Recife:
http://www.youtube.com/watch?v=8rL8lNtixlU
http://pt.wikipedia.org/wiki/Recife
http://www.recife.pe.gov.br/pr/secplanejamento/inforec/
http://revistatatui.com/
http://www.youtube.com/watch?v=oGxt6E99f-E
http://www.youtube.com/watch?v=JYkZxX6CgqY
http://www.youtube.com/watch?v=YhR6P860xWA
http://www.google.com.br/images?oe=utf-8&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&client=firefox-a&q=recife&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=D2pSTLaTJc-zuAfksuTCBA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=7&ved=0CFEQsAQwBg&biw=1272&bih=568

7. A idéia é que a Coletiva Bentevi continue ocupando espaços urbanos alternativos como o espaço MUDA e o N.A.V.E. , provendo encontros, oficinas, apresentação de projetos e portfólios. Buscamos nesta coletiva conhecer os artistas pernambucanos. Pautas abertas para expor nos espaços Muda e N.A.V.E., para performances, vídeos, instalações e intervenções etc. As pautas ocupadas nesta convocatória até o período da exposição entrarão na programação do evento.


BASES PARA A CONVOCATÓRIA

1. Confirmação – até o dia 10 de Setembro
1.1. O artista ou o coletivo precisa confirmar a sua participação por email, junto ao email, ou o mais breve possível, deve apresentar a obra ou o projeto da obra que pretende expor. Email: caca@bentevi.art.br

2. Prazos:
2.1. Prazo de envio da obra é até o dia 15 de Setembro e o prazo para entregar a obra pessoalmente é até o dia 25 de Setembro.

3. Transporte:
3.1. As obras deverão ser enviadas por correio ou entregues pessoalmente:
à Cacá Faria, Rua Marechal Floriano, 162 / 804 Canela, Salvador, BA - Brasil CEP 40.110-010
à Iara Sales Agra, Rua Eustáquio de Carvalho, 101 Carmo, Olinda PE – Brasil CEP 53120-030
3.2. A Obra deve vir acompanhada com o certificado de autenticidade, solicitar o certificado no ato da confirmação de participação.
3.3. O Artista responsabiliza-se pelos encargos relativos à embalagem e ao transporte e não nos responsabilizamos pelo extravio do material durante a remessa dos correios.
3.4. As obras danificadas durante o transporte só serão expostas se forem restauradas em tempo hábil, com a cobertura das despesas efetuada pelo artista.

4. Para as obras que exijam montagens especiais, o artista deverá anexar ao certificado uma especificação detalhada sobre a montagem.

5. Formatos:
5.1. Obras em pequenas dimensões. As obras Bi ou tridimensionais devem ter 50 cm no máximo, em cada uma das suas dimensões, incluindo a moldura, se for o caso. Dípticos, tripticos e polípticos serão considerados como trabalhos únicos.

6. Obras:
6.1. As obras não têm restrição de linguagem, podem ser vídeos, telas, instalação, objetos, gravuras, lambes, impressões, fotografias, intervenções urbanas, performances, dentre outros.

6.2. O artista poderá participar da exposição com outros trabalhos e ações. Pretendemos intervir no bairro. Mandem arquivos que aqui nós vamos imprimir e deixar em lugares movimentados ou colar. Enviem sugestões e propostas que aqui tem uma equipe disposta a agir. E estando Recife participe! Seja um colaborador da Coletiva.

7. As obras enviadas farão parte do acervo do Bentevi, onde circularão em outros sítios, cidades e exposições, com o intuito de promover e divulgar o Bentevi e os artistas que integram.

O site Bentevi se coloca como um espaço colaborativo, no qual vocês podem enviar sugestões. Propomos exposição de obras e idéias.
Coletivize Bentevi!

Para qualquer informação entrar em contato por email caca@bentevi.art.br que terei o maior prazer em esclarecer e conversar sobre a nossa coletiva.
Um beijo a todos.
Grata, Cacá.


( Fonte facebook e via e-mail , de Cacá)