quinta-feira, 26 de maio de 2011

GRANDE FEIRA DE ARTE DO SINAPEV-BA

GRANDE FEIRA DE ARTE DO SINAPEV-BA.









O SINAPEV-BA , SINDICATO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS E VISUAIS DA BAHIA ESTÁ CONVIDANDO A IMPRENSA E POPULAÇÃO EM GERAL PARA PRESTIGIAR COM SUA PRESENÇA, UMA GRANDE FEIRA DE ARTE, A SER REALIZADA NA IGREJA DE SANTANA NO RIO VERMELHO - A NOVA, AQUELA AO LADO DO MAR – NO DIA 03 DE JULHO DE 2011.
ESTE EVENTO FAZ PARTE DO CALENDÁRIO CULTURAL DO SINAPEV-BA, CUJO OBJETIVO É LEVAR ARTE PARA ESPAÇOS PÚBLICOS MAIS ACESSÍVEIS À MAIORIA DA POPULAÇÃO DE NOSSA CIDADE, OFERECENDO AOS ARTISTAS OPORTUNIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DE SEUS TRABALHOS, INDEPENDENTEMENTE DO CIRCUITO RESTRITO DAS GALERIAS DE ARTE, ASSIM COMO PROMOVER, ESTIMULAR E REVELAR NOVOS VALORES DAS ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS DA NOSSA TERRA.




ARTISTAS PLÁSTICOS E GRAFITEIROS!
Participem da:
GANDE FEIRA DE ARTE DO SINAPEV-BA...
Dia 03 de JULHO.
Horário: 9h as 17h.
Local: Igreja de SANTANA ( a nova )
Rio Vermelho

Informações com Tereza Souza
71- 9961-7470 / cotiaa@hotmail.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MUSEU DE ARTE DA BAHIA LANÇA LIVRO SOBRE A PINTURA BAIANA

MUSEU DE ARTE DA BAHIA LANÇA LIVRO SOBRE A PINTURA BAIANA









Lançamento é comemorativo ao Dia Internacional dos Museus

O Museu de Arte da Bahia comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com o lançamento do livro “A Pintura na Bahia”, de Acácio Manoel de Campos França (1884-1948), editado pelo MAB e enriquecido com ilustrações das obras dos pintores baianos que integram o acervo do Museu. Para a Diretora Sylvia Athayde, a republicação deste livro “representa uma valiosa contribuição ao estudo das artes plásticas baianas".

O LIVRO

Na primeira parte da publicação o autor faz um ensaio critico sobre a arte em geral com considerações sobre a estética, a função social da arte, a crítica, a arte e a história, entre outras. Em seguida, discorre sobre a pintura na Bahia, tema da conferência que realizou no Instituto Geográfico e Histórico, quando da exposição de artes plásticas comemorativa ao 1º Centenário da Independência da Bahia. O autor utiliza como fonte de pesquisa o livro “Artistas Baianos”, de Manuel Querino, destacando as obras de artistas como José Joaquim da Rocha, José Theóphilo de Jesus e Antônio Franco Velasco, pintores que constituíram núcleos e formaram seguidores. Em capítulos anexos, Acácio França dedica um breve estudo a Manoel Lopes Rodrigues e ao seu discípulo Presciliano Silva.

A AÇÃO DO MAB

Atuando como centro de estudos e pesquisas, O Museu de Arte da Bahia cumpre o seu papel de difusor da cultura reeditando antigas publicações do MAB, como esta “A Pintura na Bahia” com apresentação do romancista Xavier Marques, da Academia Brasileira de Letras. “Essas publicações representam importantes contribuições de renomados autores, nas áreas de Museologia, História da Arte e Etnologia”, destaca Athayde.

O AUTOR

Acácio Manoel de Campos França nasceu em Salvador em 09 de abril de 1884 e faleceu no Rio de janeiro em 20 de julho de 1948. Estudou no Ginásio da Bahia e na Faculdade de Direito da Bahia, onde se formou em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1910. Como profissional, dirigiu a Escola de Aprendizes Artífices da Bahia, tendo permanecido no cargo até 1926, quando se transferiu para o Rio de Janeiro. Lá, foi técnico de educação do Ministério de Educação e Cultura. Como autor, escreveu “A Pintura na Bahia”, que o MAB lança em nova edição nesta 9ª Semana de Museus.







SERVIÇO

Lançamento do livro “A Pintura na Bahia”, de Acácio França

Dia 18 de maio (2011)-Dia internacional dos Museus

(18 horas)

Uma publicação do Museu de Arte da Bahia

100 páginas

Valor: 25 reais

Realização:

Governo do Estado da Bahia

Secretaria de Cultura

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Diretoria de Museus

Museu de Arte da Bahia (MAB)

Divulgação:

Carlos Ribas

(71) 8836 6662

IPAC/DIMUS/MAB

(71) 3117 6903

domingo, 15 de maio de 2011

CORPO ABERTO CORPO FECHADO

CORPO ABERTO CORPO FECHADO












Mostra de Performance na Galeria Cañizares

Rua Araújo Pinho, 16-202. Canela. Salvador, Bahia, Brasil

Escola de Belas Artes - UFBA

De 16 a 20 de maio de 2011

Das 19h às 21h



Programação: www.corpoabertofechado.blogspot.com



Direção da Escola de Belas Artes: Roaleno R. A. Costa.

Coordenação da Galeria Cañizares: Edgard Oliva.

Curadoria: José Mário Peixoto.

Registros: Edgard Oliva e Arthur Scovino.

Designer: Bruna Velame.


Artistas e Coletivos:

Andres Murillo (Ex-artista), Ayrson Heráclito (CAHL-UFRB), Carol Érika (PPGAC-UFBA), Ciane Fernandes e Grupo A-FETO (PPGAC-UFBA), Grupo Mi_Zera (EBA-UFBA), Laís Guedes (EBA-UFBA), Maicyra Leão (PPGAC-UFBA), MANDU Performance-Art (CAHL-UFRB), OSSO Coletivo de Performances Urbanas, Rosangela Sousa (EBA-UFBA), Thiago Enoque, Wagner Lacerda (EBA-UFBA), Zmário.



Release:

O título da Mostra “Corpo Aberto Corpo Fechado” faz alusão às ações e performances apresentadas nos espaços públicos em contraposição às exibições nos espaços institucionais. O Corpo Aberto (vulnerável, instável, imprevisível) na rua, o Corpo Fechado (protegido, adestrado, previsível) na galeria. O objetivo do evento é reunir artistas performáticos e coletivos de performances urbanas em atuação na cidade de Salvador-Bahia e no Recôncavo Baiano para uma série de apresentações e debates sobre a transposição de propostas pensadas para o espaço urbano, as ruas, em direção ao espaço institucional, o museu, a galeria. Como os impedimentos e as regras inerentes à exposição no cubo branco modificam o formato de uma performance ou ação pensada originalmente para o espaço urbano?



José Mário Peixoto.



Programação:



Dia 16.05

Abrindo o Corpo



19h > Grupo Mi_Zera (Arthur Scovino, Gabriel Guerra e Carol Santana EBA-UFBA). “Qui_zera”.

19:30h > Andres Murillo (Ex-artista).

20h > Abertura de portfólio: Maicyra Leão (PPGAC-UFBA).



Dia 17.05

19h > Laís Guedes (EBA-UFBA).

19:30h > OSSO Coletivo de Performances Urbanas (Dani Félix, João Matos, Rose Boaretto e Tuti Minervino). “Corpos Ausentes”.

20h > Abertura de portfólio: OSSO Coletivo de Performances Urbanas.



Dia 18.05

19h > Thiago Enoque. “Glutão”.

19:30h > Wagner Lacerda e Rosangela Sousa (EBA-UFBA). “Qual é o seu preço?”.

20h > Abertura de portfólio: Grupo Mi_Zera (EBA-UFBA).



Dia 19.05

19h > Ciane Fernandes e Grupo A-FETO (PPGAC-UFBA)

“GEBO (Runa da Parceria)” obra de Dança-teatro-ritual de/com Ciane Fernandes. “GEBO π (Paisagens Internas)” Performance-Oficina de/com o A-FETO Grupo de Dança-Teatro da UFBA: Ciane Fernandes, Daiane Leal, Felipe Florentino, Frank Haendeler, Lenine Guevara, Morgana Gomes, Sol Tapia. Imagens de Ciane Fernandes, Daniel Sobreira, João Rafael Neto e Uirá Menezes.

19:30h > MANDU Performance-Art (Flávia Pedroso, Julio César, Tiago Sant’Ana e Violeta Martinez CAHL-UFRB). “Proposições para o Recôncavo nº 2”.

20h > Ayrson Heráclito (CAHL-UFRB). “Batendo Amalá”.

20:30h > Abertura de portfólio: MANDU Performance-Art (CAHL-UFRB).



Dia 20.05



Fechando o Corpo



19h > Bate-Papo de encerramento com a participação de Carol Érika (PPGAC-UFBA) sobre a ação “Na aba do meu chapéu”.

20h > Bate-Corpo-Bate-Copo (traga seu instrumento!).



De 16 a 20.05 > Zmário. “Cura dor: tarja pink” (Incorporação #2).

--
Thiago Enoque
Artista e Produtor
ciaobcena@gmail.com
http://ciaobcenadeartes.blogspot.com/
http://www.flickr.com/photos/ciaobcena
71-88114180




Fonte: PPGAV-EBA-UFBA <mesarte@ufba.br>

terça-feira, 10 de maio de 2011

Em maio, espaços culturais da FUNCEB oferecem pauta gratuita para as Artes Visuais


Em maio, espaços culturais da FUNCEB oferecem pauta gratuita para as Artes Visuais











Total isenção em cobrança de pauta em quatro centros na capital e RMS e 11 do interior da Bahia para celebrar o Dia do Artista Plástico

Artistas, coletivos, produtores, curadores e demais profissionais que desenvolvam trabalhos na área das Artes Visuais estão convidados a participar do programa Cessão de Pauta Gratuita em centros culturais administrados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Os centros estão localizados na capital, na Região Metropolitana de Salvador e em 11 cidades do interior baiano. A iniciativa, que celebra o Dia do Artista Plástico (comemorado em 8 de maio) e busca contribuir para o fortalecimento e difusão das Artes Visuais na Bahia, concede isenção total de cobrança de pauta para estas atividades temáticas.

Em Salvador e RMS, o projeto engloba o Centro Cultural Plataforma, o Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), o Espaço Xisto Bahia (Barris) e o Cine-Teatro Lauro de Freitas. No interior, Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista têm seus centros disponibilizados.

Ao longo do ano, o programa Cessão de Pauta Gratuita visa a ampliar o acesso dos artistas e produtores aos espaços culturais do Estado, bem como dinamizar sua programação. Através desta iniciativa, 165 eventos foram promovidos em 2010, atraindo um público de mais de 22 mil pessoas. Espetáculos, shows, performances, mostras, festivais, seminários, entre outras atividades podem se inscrever em duas linhas de ação: na primeira, “Terças e Quartas”, é concedida isenção nas terças e quartas-feiras para qualquer trabalho artístico-cultural, em qualquer gênero. Já na segunda linha de ação, “Mês Temático”, a isenção vale para qualquer dia da semana, contanto que o evento se relacione com o tema do mês – depois do mês de maio, focado nas Artes Visuais, junho será dedicado a Música e julho, à Literatura.

Para participar, é necessário apresentar as propostas e fazer agendamento prévio. O atendimento é feito nos locais ou através da Diretoria de Espaços Culturais da FUNCEB.

Cessão de Pauta Gratuita em espaços culturais da FUNCEB

Inscrições abertas

4 espaços culturais em Salvador e RMS

11 espaços culturais em cidades do interior

Informações:

Sites: www.funceb.ba.gov.br | http://espacosculturais.wordpress.com

E-mail: diretoria.espacos@funceb.ba.gov.br

Telefone: 71 3116-6877


--

Assessoria de Comunicação

Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB

(71) 3116-6781/ 6782/ 6783

asc.funceb@gmail.com

Paula Berbert – paula.funceb@gmail.com | (71) 9127-7803

Maria Luisa Gouveia - mluisasgouveia@gmail.com | (71) 8706-6992

Taciana Teles - tacitelles@yahoo.com.br | (71) 9958-1334

FUNCEB

www.funceb.ba.gov.br

www.twitter.com/funceb

SecultBA

www.cultura.ba.gov.br

www.twitter.com/SecultBA

www.plugcultura.wordpress.com

www.flickr.com/photos/secultba

AGENDA CULTURAL BAHIA

www.agendacultural.ba.gov.br