quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Exposição, ENTRE CORPO E COSMO: UMA POÉTICA DO FAZER

NOVA DATA PARA O FIM DA EXPOSIÇÃO ( O ÚLTIMO DIA VAI SER, AGORA NO DIA 28/02/2011).


Exposição, ENTRE CORPO E COSMO: UMA POÉTICA DO FAZER

















O mundo, a terra é constituída de maneira harmoniosa, ela não é fechada, ao contrário, se abre para infinitas possibilidades. O Cosmo nossa grande casa, macro-espaço que nos contém, é lugar inatingível, palco de espetáculos inacessíveis. A matéria contida nela pertence a outros mundos, ao cosmo.

Na terra o homem estabelece seu habitat: Heidgger argumenta que “o mundo funda-se na terra e a... terra irrompe através do mundo”. Já o ser, o homem formado desse material cósico, pó da terra, carrega em si mesmo o seu material genético e energia dinâmica. O ser é matéria dinâmica e possui uma austeridade aparente, uma concentração de energia que o anima. O veiculo carnal não é nada mais que um turbilhão eletrônico regido pela consciência. Cientificamente se diz que o cosmo está dentro de nós porque somos feitos da mesma matéria, material estrelar: entre outros componentes, ferro, cobre, zinco, prata, ouro, barro + água!= plasma! Igual a nós mesmos. Somos o micro, feitos da mesma matéria, Um só organismo. Magnetismo, a eletricidade e a atração gravitacional vibram em tudo. Cada corpo tangível possui energia e dá forma ao que entendemos como mundo. O homem como parte e conteúdo deste macro,espaço, é até então, único habitante deste incomensurável universo.
Até o momento, se sabe que a terra, o planeta azul, é o único lugar do cosmo onde a matéria se tornou vida consciente. Na bíblia Sagrada consta que a alma, sopro de vida, somente se torna existente em contato com a carne. Para o Cristianismo, Deus ao configurar o primeiro homem o fez de barro, soprou-lhe as narinas dando-lhe vida, anima. Portanto, carne e alma se entrecruzam para formar uma só coisa, um só elemento, um só ente ou Ser. Pensar em corpo e alma como formas separadas, sem unidade, constitui uma mutilação do “objeto homem, que deve ser percebido em sua totalidade. Então, matéria e energia se solidificam fenomenologicamente, gerando o que se denomina vida. Assim, existe complementaridade entre alma e corpo (matéria) . Matéria que cresceu até a consciência . Consciência Cósmica que se justifica e interage com o todo.

Foi em busca de compreensão desta consciência cósmica que desenvolvemos uma obra plástica onde cada artista teve a oportunidade de expressar-se em distintas linguagens sobre o tema proposto. ENTRE COPO E COSMO: UMA POÉTICA DO FAZER, é mais uma mostra resultante de nossas pesquisas do Mav-Eba-Ufba. Onde cada pesquisador desenvolveu, a partir de sua ótica, sua obra a respeito do nosso habitat cósmico.

Os artistas Mestrandos do PPGAV-EBA-MAV-UFBA-2010-1:
Graça Ramos (Curadora)
Ed Carlos Alves (organizador da exposição no Teatro Gamboa Nova)
Anderson Marinho
Adenilse Romana
Valmir Sirne
Bete Actis
Diego Cardoso (convidado).
Fernando Bernardes
Lico Santana
Devarnier
Davi Bernardo
Flávio
Bráulio Santana
João Aires
Sidney Falcão
Mirian Belo

Organização: Ed Carlos Alves- Mestrando em Artes Visuais, sob orientação de Graça Ramos
Texto de Profª . Dra. Graça Ramos- Artista Plástica e curadora
Professora titular do departamento- Pintura e História da Arte e Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Ufba.

Exposição:Entre Corpo e Cosmo: Uma Poética do Fazer.
Local: Galeria Jayme Fygura
Teatro Gamboa Nova
Endereço : Rua Gamboa de Cima, 3 Largo dos Aflitos. Tel: (71) 3329-2418
Periodo:01/12/2010 Até 30/01/2011. De quarta a Domingo a partir das 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário