segunda-feira, 16 de maio de 2011

MUSEU DE ARTE DA BAHIA LANÇA LIVRO SOBRE A PINTURA BAIANA

MUSEU DE ARTE DA BAHIA LANÇA LIVRO SOBRE A PINTURA BAIANA









Lançamento é comemorativo ao Dia Internacional dos Museus

O Museu de Arte da Bahia comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com o lançamento do livro “A Pintura na Bahia”, de Acácio Manoel de Campos França (1884-1948), editado pelo MAB e enriquecido com ilustrações das obras dos pintores baianos que integram o acervo do Museu. Para a Diretora Sylvia Athayde, a republicação deste livro “representa uma valiosa contribuição ao estudo das artes plásticas baianas".

O LIVRO

Na primeira parte da publicação o autor faz um ensaio critico sobre a arte em geral com considerações sobre a estética, a função social da arte, a crítica, a arte e a história, entre outras. Em seguida, discorre sobre a pintura na Bahia, tema da conferência que realizou no Instituto Geográfico e Histórico, quando da exposição de artes plásticas comemorativa ao 1º Centenário da Independência da Bahia. O autor utiliza como fonte de pesquisa o livro “Artistas Baianos”, de Manuel Querino, destacando as obras de artistas como José Joaquim da Rocha, José Theóphilo de Jesus e Antônio Franco Velasco, pintores que constituíram núcleos e formaram seguidores. Em capítulos anexos, Acácio França dedica um breve estudo a Manoel Lopes Rodrigues e ao seu discípulo Presciliano Silva.

A AÇÃO DO MAB

Atuando como centro de estudos e pesquisas, O Museu de Arte da Bahia cumpre o seu papel de difusor da cultura reeditando antigas publicações do MAB, como esta “A Pintura na Bahia” com apresentação do romancista Xavier Marques, da Academia Brasileira de Letras. “Essas publicações representam importantes contribuições de renomados autores, nas áreas de Museologia, História da Arte e Etnologia”, destaca Athayde.

O AUTOR

Acácio Manoel de Campos França nasceu em Salvador em 09 de abril de 1884 e faleceu no Rio de janeiro em 20 de julho de 1948. Estudou no Ginásio da Bahia e na Faculdade de Direito da Bahia, onde se formou em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1910. Como profissional, dirigiu a Escola de Aprendizes Artífices da Bahia, tendo permanecido no cargo até 1926, quando se transferiu para o Rio de Janeiro. Lá, foi técnico de educação do Ministério de Educação e Cultura. Como autor, escreveu “A Pintura na Bahia”, que o MAB lança em nova edição nesta 9ª Semana de Museus.







SERVIÇO

Lançamento do livro “A Pintura na Bahia”, de Acácio França

Dia 18 de maio (2011)-Dia internacional dos Museus

(18 horas)

Uma publicação do Museu de Arte da Bahia

100 páginas

Valor: 25 reais

Realização:

Governo do Estado da Bahia

Secretaria de Cultura

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Diretoria de Museus

Museu de Arte da Bahia (MAB)

Divulgação:

Carlos Ribas

(71) 8836 6662

IPAC/DIMUS/MAB

(71) 3117 6903

Nenhum comentário:

Postar um comentário