quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Exposição, ENTRE CORPO E COSMO: UMA POÉTICA DO FAZER

NOVA DATA PARA O FIM DA EXPOSIÇÃO ( O ÚLTIMO DIA VAI SER, AGORA NO DIA 28/02/2011).


Exposição, ENTRE CORPO E COSMO: UMA POÉTICA DO FAZER

















O mundo, a terra é constituída de maneira harmoniosa, ela não é fechada, ao contrário, se abre para infinitas possibilidades. O Cosmo nossa grande casa, macro-espaço que nos contém, é lugar inatingível, palco de espetáculos inacessíveis. A matéria contida nela pertence a outros mundos, ao cosmo.

Na terra o homem estabelece seu habitat: Heidgger argumenta que “o mundo funda-se na terra e a... terra irrompe através do mundo”. Já o ser, o homem formado desse material cósico, pó da terra, carrega em si mesmo o seu material genético e energia dinâmica. O ser é matéria dinâmica e possui uma austeridade aparente, uma concentração de energia que o anima. O veiculo carnal não é nada mais que um turbilhão eletrônico regido pela consciência. Cientificamente se diz que o cosmo está dentro de nós porque somos feitos da mesma matéria, material estrelar: entre outros componentes, ferro, cobre, zinco, prata, ouro, barro + água!= plasma! Igual a nós mesmos. Somos o micro, feitos da mesma matéria, Um só organismo. Magnetismo, a eletricidade e a atração gravitacional vibram em tudo. Cada corpo tangível possui energia e dá forma ao que entendemos como mundo. O homem como parte e conteúdo deste macro,espaço, é até então, único habitante deste incomensurável universo.
Até o momento, se sabe que a terra, o planeta azul, é o único lugar do cosmo onde a matéria se tornou vida consciente. Na bíblia Sagrada consta que a alma, sopro de vida, somente se torna existente em contato com a carne. Para o Cristianismo, Deus ao configurar o primeiro homem o fez de barro, soprou-lhe as narinas dando-lhe vida, anima. Portanto, carne e alma se entrecruzam para formar uma só coisa, um só elemento, um só ente ou Ser. Pensar em corpo e alma como formas separadas, sem unidade, constitui uma mutilação do “objeto homem, que deve ser percebido em sua totalidade. Então, matéria e energia se solidificam fenomenologicamente, gerando o que se denomina vida. Assim, existe complementaridade entre alma e corpo (matéria) . Matéria que cresceu até a consciência . Consciência Cósmica que se justifica e interage com o todo.

Foi em busca de compreensão desta consciência cósmica que desenvolvemos uma obra plástica onde cada artista teve a oportunidade de expressar-se em distintas linguagens sobre o tema proposto. ENTRE COPO E COSMO: UMA POÉTICA DO FAZER, é mais uma mostra resultante de nossas pesquisas do Mav-Eba-Ufba. Onde cada pesquisador desenvolveu, a partir de sua ótica, sua obra a respeito do nosso habitat cósmico.

Os artistas Mestrandos do PPGAV-EBA-MAV-UFBA-2010-1:
Graça Ramos (Curadora)
Ed Carlos Alves (organizador da exposição no Teatro Gamboa Nova)
Anderson Marinho
Adenilse Romana
Valmir Sirne
Bete Actis
Diego Cardoso (convidado).
Fernando Bernardes
Lico Santana
Devarnier
Davi Bernardo
Flávio
Bráulio Santana
João Aires
Sidney Falcão
Mirian Belo

Organização: Ed Carlos Alves- Mestrando em Artes Visuais, sob orientação de Graça Ramos
Texto de Profª . Dra. Graça Ramos- Artista Plástica e curadora
Professora titular do departamento- Pintura e História da Arte e Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Ufba.

Exposição:Entre Corpo e Cosmo: Uma Poética do Fazer.
Local: Galeria Jayme Fygura
Teatro Gamboa Nova
Endereço : Rua Gamboa de Cima, 3 Largo dos Aflitos. Tel: (71) 3329-2418
Periodo:01/12/2010 Até 30/01/2011. De quarta a Domingo a partir das 16 horas.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Arte Erótica no Rodin!!!

Arte Erótica no Rodin!!!


















Fonte:

http://tocadotroll.blogspot.com/2010/12/arte-erotica-no-rodin.html

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Exposição “Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Boas











Exposição “Kuarup – a última viagem de Orlando Villas Boas.

Visitação: 01 de dezembro a 30 de janeiro de 2011, de terça a domingo, das 9 às 18 horas;
Local: Galeria Arcos – Caixa Cultural Salvador;
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro Salvador/BA;
Acesso: Gratuito
Classificação etária: Livre


Farnese de Andrade














Visitação:8 de dezembro a 16 de janeiro, de terça a domingo, das 9h às 18h
Local:Caixa Cultural Salvador – Galeria Mirante e Sala dos Jesuítas
Endereço:Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador/BA
Acesso:Gratuito;
Classificação etária:Livre

Centro de Abastecimento cede espaço para a arte

Centro de Abastecimento cede espaço para a arte

O local é, no mínimo, inusitado. Não para o artista plástico Leonel Mattos, cujas pinturas invadem a cidade do Salvador em muros, árvores, igrejas e, mais recentemente, na feira de São Joaquim. Agora é o Centro de Abastecimento de Feira de Santana que vai ceder seu espaço, dia 18 deste mês, das 9 às 16h, para a Intervenção Artística, evento promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

A mostra coletiva, que tem a curadoria de Leonel Mattos e Selma Oliveira, reúne artistas de Feira de Santana e Salvador, com trabalhos em pintura, fotografia, arte comestível, instalações, entre outras modalidades. A exposição é um desafio para os artistas, pois diante de tantas informações, o trabalho de cada um vai sobressair. Além disso, é uma forma de valorizar o espaço, que passa a ser visto com um olhar diferenciado, descobrindo até mesmo seus valores estéticos.

Com uma postura política e questionadora, o agitador cultural Leonel Mattos salienta que a ocupação da feira livre provoca o diálogo entre a obra de arte e o público. Ele entende que nos espaços específicos como as galerias e museus, um trabalho ganha 70% de status de arte. Ao contrário de uma exposição no Centro de Abastecimento que, diante de tantas informações que o espaço oferece, a obra de arte se destaca por si mesma.

A intervenção no Centro de Abastecimento é também uma crítica às instituições de arte tradicionais, ou seja, os museus e galerias, que nem sempre conseguem alcançar a dinâmica das ruas em tempo real. Daí porque o evento se dá de maneira efêmera, com duração de apenas um dia. Outro aspecto a ser destacado é o fato do artista ter a possibilidade de escolher o local para expor a sua obra. A mostra tem temática livre e é organizada de acordo com a performance da feira.

Participam da exposição os artistas Juraci Dórea, Cesar Romero, Edson Machado, Galeano, Gil Mário, Guache Marques, Maristela Ribeiro, Luiz Humberto Carvalho, Sonia Cardoso, Zito, Linda Côrtes, Lucely Guimarães, Silvio Portugal, Márcio Santana, e o próprio Leonel Mattos. E mais Paula Bonfim com o grupo 3 Cabeças, Celso Cunha, Diego Cardoso, Lia Magalhães, Salomão, Rui Garcez, Julio Costa, Ed Ribeiro, Washington Arléo, Telma Falck, entre outros.

Localizado no Parque Manoel Matias, o Centro de Abastecimento reúne hoje cerca de 3 mil comerciantes formais e informais. É considerado um dos maiores entrepostos comerciais do Norte e Nordeste. Abastece a população de Feira de Santana e de tantas outras cidades da região, que vêem nos preços módicos um atrativo a mais para as suas compras.

Na feira se encontra tudo: alimentos, artesanato, roupas, calçados, utensílios domésticos, móveis e até uma boa cachaça. Desordenada e não muito limpa, apesar das intervenções feitas pelo poder público municipal, a feira do centro continua sendo o local indicado para as compras dos que têm baixo poder aquisitivo, que ali encontram boas pechinchas. A proposta da exposição é seguir exatamente essa diversidade, fazendo com que as obras se moldem a cada ambiente.

Feira de Santana, 09 de dezembro de 2010.

Socorro Pitombo

Assessoria Cuca/ Uefs


" Fonte : Facebook de Leonel Mattos"

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO INTERCÂMBIO BAHIA X SÃO PAULO

















ATELIÊ LEONEL MATTOS

APRESENTA:

EXPOSIÇÃO INTERCÂMBIO
BAHIA X SÃO PAULO

Abertura:
03 de dezembro 2010 as 19h.

Visitação:

03 de dezembro a 30 de dezembro 2010.
De Segunda a sábado, das 10h às 18h.

Local:

Ateliê de Leonel Mattos
Rua Guedes Cabral, 155
(Defronte a Igreja de Santana)
Bairro: Rio Vermelho.
Salvador-BA
Tel: (71) 9961 - 7470

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CENTRO CULTURAL CORREIOS ABRE EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE ERICKSON BRITTO – A ARTE E A CIDADE, NA SEXTA-FEIRA, 05 DE NOVEMBRO DE 2010.

CENTRO CULTURAL CORREIOS ABRE EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE
ERICKSON BRITTO – A ARTE E A CIDADE, NA SEXTA-FEIRA, 05 DE NOVEMBRO DE 2010.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

4 ° CIRCUITO DE CURSOS DE EXTENSÃO EM MODA

4 ° CIRCUITO DE CURSOS DE EXTENSÃO EM MODA























Apresentação

Promovido pelo curso superior de Graduação Tecnológica em Design e Gestão de Moda, o Circuito de Cursos de Extensão em Moda foi concebido para atender uma demanda contemporânea que contempla um olhar sofisticado e investigativo acerca da velocidade dos acontecimentos e movimentos oriundos do mundo.

Objetivos

Estimular habilidades, competências, reflexões e visão ampliada, com responsabilidades ética e social para atuar na cadeia dos negócios que integram o setor de Moda.

Local

Prédio de Aulas 9 Av. Luís Viana 3100. Paralela Salvador - Bahia. CEP. 41.720-200

Horário

13:30h às 17:30h

Fonte:

http://www.moda.unifacs.br/index.html#



terça-feira, 19 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO FACHADAS DE SALVADOR – O BAIRRO DO COMÉRCIO

EXPOSIÇÃO

FACHADAS DE SALVADOR – O BAIRRO DO COMÉRCIO VISTO ATRAVÉS DE UMA LEITURA FOTOGRÁFICA





As ruas de Salvador são um livro de história a céu aberto. É esta enorme influência que a artista plástica Luah Góes mostra numa série de imagens oriundas de um extenso estudo sobre a arquitetura, história e simbologia existentes nas fachadas de edificações localizadas no bairro do Comércio.

Nas suas 35 imagens ela secciona dois edifícios em estilo eclético, analisando cada elemento enquanto símbolo, descobrindo mensagens subliminares existentes em cada elemento, e que agrupados, levam ainda hoje á comunidade baiana uma mensagem de imponência mesmo estando com sinais nítidos de abandono. As formas imponentes existentes nestas fachadas são um motivo a mais para pensar na preservação destas edificações, não apenas na comercialização delas através dos anos.

O processo fotográfico pelo qual passaram as imagens é uma curiosidade á parte. Um processo de transferência utilizando luz ultravioleta, utilizado no seculo XVIII, a cianotipia, dá uma coloração azul. Já a variação da técnica, o Van Dyke, origina imagens em tons de marrom. Ambas serão utilizadas a fim de mostrar ao público imagens cheias de luz, curiosas, e que realmente, precisam de uma certa paciência e dedicação para serem vistas como realmente são.

Acontecerá no Museu de Arte Sacra da UFBA entre 19 e 29 de Outubro de 2010.

EVENTO: EXPOSIÇÃO FACHADAS DE SALVADOR – O BAIRRO DO COMÉRCIO VISTO ATRAVÉS DE UMA LEITURA FOTOGRÁFICA

Vernissage: 19 de Outubro ás 18:00

Visitação 20 á 29 de Outubro de 2010 de 12:00 ás 17:00 hrs

LOCAL: Museu de Arte Sacra da UFBA – Rua do Sodré, S/N – Centro Salvador/Bahia


“ PSS! FAVOR TRAZER 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL PARA DOAÇÃO À CASA DA CRIANÇA COM CÂNCER”


Fonte : E-mail de Lucina Goes.

www.luagoes.blogspot.com

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SEGURANÇA PATRIMONIAL

SEMINÁRIO

SEGURANÇA PATRIMONIAL


25 a 27 de outubro de 2010
MUSEU CARLOS COSTA PINTO | Apoio DIMUS

Palestrante: Alessandra Labate Rosso
Formada em Comunicação Visual e Desenho Industrial, pela Fundação Armando Álvares Penteado, fez curso de especialização em Museologia na Universitá Internazionale Dell'Arte em Florença, Itália. Trabalha na Expomus - Exposição, Museus, Projetos Culturais Ltda, é membro do ICOM e membro fundador do Comitê Paulista do Escudo Azul e do Grupo Patrimônio e Proteção, em São Paulo.


25 de outubro (segunda-feira)
Manhã - 9:30 às 12:30
Apresentação Institucional do Comitê Paulista do Escudo Azul (Grupo Patrimônio e Proteção). Apresentação dos Treinamentos já realizados. Análise e avaliação de riscos – definição de “risco”, “proteção” e “segurança”.

Tarde - 14:00 às 17:00
Apresentação de modelo de Facility Report e sua aplicação, considerando desde as características arquitetônicas dos edifícios que abrigam coleções, com ênfase nas questões ambientais e de segurança, bem como a análise da segurança física do prédio – proteção de perímetros, normas de segurança do edifício, controle de acesso, sistemas de vigilância, sistemas de alarme e detecção, CFTV, proteção e combate contra incêndio.


26 de outubro (terça-feira)
Manhã - 9:30 às 12:30
Sistema de controle patrimonial, inventário, catalogação, digitalização, sistema de banco de dados. Controle e Segurança de acervos em reserva-técnica e em exposições temporárias, bem como as nuances para as exposições de longa duração. Detalhamento destes locais, considerando as questões de segurança – física, do mobiliário de armazenagem ou expográfico e de transporte, controle de acesso, manuseio, acondicionamento, etc. Apresentação de Modelo de Manual de Conservação de Acervos e Laudo de Conservação.

Tarde - 14:00 às 17:00
Elaboração de Modelo de Plano de Emergência. Levantamento de dados, orientações, equipamentos, hierarquia de grupos, comunicações, etc. Noção de interdependência entre todos os envolvidos no plano.


27 de outubro (quarta-feira)
Manhã - 9:30 às 12:30
Apresentação do Corpo de Bombeiros. Apresentação da Brigada de Incêndio. Apresentação da SELTRON (segurança eletrônica). Demonstração de uso de extintores empresa ENÉRBERUS.

Tarde - 14:00 às 17:00
Apresentação do Facility Report e do Plano de Emergência do Museu Carlos Costa Pinto.
Avaliação Geral do Seminário.


Publico alvo: museólogos, historiadores, profissionais de museus, produtores culturais, técnicos em segurança, etc.

Auditório do Museu | das 9:30 às 17:00 horas

Investimento: R$ 50,00 (preço único)
Será fornecido certificado

Inscrição: Setor Educativo, das 14:30 às 18:30 (segunda a sexta), loja do museu (sábado).
Maiores informações pelo telefone (71) 3336-6081 - ramal 5
ENCONTROS NO MUSEU | Outubro de 2010
OS MESTRES E SUAS DISSERTAÇÕES

De Barão a Coronel:trajetória política de um
líder conservador na Bahia. 1838-1903.
Palestrante: Prof. Ms. Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior

Auditório do Museu | Dia 22 de outubro, das 17 às 18:30 horas | Livre

ENTRADA FRANCA | Será fornecido certificado


CORAL PÔR-DO-SOL

Músicas Populares, Folclóricas e Eruditas
Dia 18 de outubro, das 16 às 17 horas | Livre

ENTRADA FRANCA | Museu Carlos Costa Pinto

A CASA DOS OLHOS DO TEMPO QUE FALA
DA NAÇÃO ANGOLÃO PAQUETAN

Fotografia: Aristides Alves

Lançamento do livro, Exposição e Seminário
MUSEU CARLOS COSTA PINTO

Lançamento do Livro e abertura da Exposição:
Dia 19 de outubro - 19h às 22 h
Apresentação dos Cantos Sagrados da Nação Angolão Paquetan e da orquestra de berimbau do grupo Nzinga.

Exposição:
De 20 de outubro a 20 de novembro | de segunda a sábado (exceto terça, domingos e feriados) | das 14:30 às 19h.

Seminário: A Nação Angola na Bahia
Dia 21 de outubro das 19:30 às 22:00 horas | Auditório do Museu.
Convidados: Mutá Imê. Tata Kwa nkis do Terreiro de Mutá lambô ye Kaiongo. Renato Silveira, Doutor em antropologia pela Écola des Haustes Études de Paris. Cleidiana Ramos, Jornalista e mestre em estudos Étnicos e Africanos pela Ufba. Jaqueline Freitas, Jornalista e pós graduada em História e Educação. Fundação Palmares. Minc. Paula Barreto, Coordenadora do CEAO-UFBA e do Instituto Nzinga.
Convênio: Fundação Palmares. Minc.
Maiores informações pelo telefone (71) 3336-6081 - ramal 5

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Instalação Trajetos


Trajetos













Com a proposta de dialogar um trabalho autoral com a história da arte, a ciência e a filosofia, o artista Vauluizo Bezerra, apresenta a instalação inedita Trajetos, com abertura no dia 18 de outubro e visitação de 19 de outubro a 28 de novembro, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Vauluizo utiliza como inspiração o pintor italiano pré-renascentista, Paolo Ucello que inaugurou o humanismo, e Alberto Giacometti que representa o ocaso deste humanismo.

A instalação Trajetos é representada por diversas plataformas como esculturas, relevos, desenhos e manuscritos, além de mídias eletrônicas. O artista toma como essência de seu discurso, Paolo Ucello que na sua obra a Batalha de São Domingo, emprega pela primeira vez os recursos da perspectiva numa representação pictórica, marcando o começo da renascença e do humanismo. E também faz referência a Alberto Giacometti cuja obra ilustra os fatores da filosofia existencialista considerada por alguns autores como o último humanismo.

.....................................................

Fonte: http://www.mam.ba.gov.br/?page_id=2339

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IPAC promove concurso público para a decoração do Carnaval do Pelô 2011


IPAC promove concurso público para a decoração do Carnaval do Pelô 2011





Já está à disposição de empresas e artistas da Bahia, o edital do Concurso Público para a Decoração do Carnaval do Pelourinho 2011. Os editais podem ser adquiridos por R$ 10 (dez reais) no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão da secretaria estadual de Cultura (SecultBA) responsável pelo programa Pelourinho Cultural que promove a festa carnavalesca na área mais antiga de Salvador, considerada o coração da capital baiana. O anúncio da seleção ocorrerá no dia 12 de novembro (2010).

Para obter o edital os interessados devem procurar a Comissão Permanente de Licitação (Copel) do IPAC, de segunda à sexta-feira, das 10 às 17 horas, na sede do instituto que fica no Solar Mirante do Saldanha, na Rua Saldanha da Gama, nº25, Viaduto da Sé, Centro Histórico de Salvador (CHS). “A realização de concurso atende a orientação geral do governador para a realização de processos democráticos, que garantam amplitude, lisura e plena legalidade das concorrências que incluam a sociedade civil, visando assegurar a aplicação correta e transparente dos recursos públicos”, explica a diretora geral em exercício do IPAC, Lícia Cardoso.

A decoração do Carnaval do Pelô 2010, igualmente viabilizada por concurso público, homenageou os 60 anos do trio elétrico. Já no ano passado (2009) o concurso possibilitou uma homenagem aos Afoxés de Salvador com 120 peças de cores variadas. Como o Pelourinho é considerado área de visibilidade local, nacional e até internacional, a ideia do IPAC é que o projeto de decoração vencedor de 2011 apresente proposta que contemple as expectativas da população e possa agradar a todos os freqüentadores. Antes de serem escolhidos e executados os projetos têm sempre o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que esse órgão federal tombou a área como Patrimônio do Brasil. Mais informações estão contidas nas cláusulas do edital.

DIVERSÃO, SEGURANÇA e ACESSIBILIDADE - Com mais de 50 atrações de música, dança, teatro, performances, poesia e recreação infantil, o Carnaval do Pelourinho é considerado o mais rico e diversificado da Bahia por receber público de diferentes faixas etárias e conter programação artística para todos os gostos. A festa ocorre nas ruas, praças e largos nos turnos da manhã, tarde e noite em meio ao casario chancelado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade oferecendo, por isso, mais charme e cenário diferenciado para a festa.

Segundo especialistas, dentre os circuitos carnavalescos de Salvador – Dodô, Osmar e Batatinha – o Pelourinho tem o melhor acesso e conforto para os foliões. “O Centro Histórico é circundado por três importantes terminais da cidade – Barroquinha, Aquidabã e Terminal da França – e importantes vias de veículos, que são as avenidas da França, Contorno, Jequitaia, Joana Angélica, Heitor Dias e Bonocô, além da Baixa dos Sapateiros, que facilitam acesso para o leste, sul e norte da cidade”, explica o diretor de Patrimônio do IPAC, Paulo Canuto.

De acordo com urbanistas, as 32 ruas de acesso ao Pelourinho, mil vagas de estacionamentos privados - Pelourinho e Comércio -, três mil vagas em zonas azuis nas ruas próximas e 96 linhas de ônibus na malha viária dos bairros do entorno, garantem mais conforto, segurança e melhor acesso aos foliões nos cinco dias do carnaval. Elevador Lacerda, planos inclinados Gonçalves e Pilar, ladeiras da Conceição, Carmo, Montanha e Taboão são apontados como outros facilitadores. Mais informações sobre o Concurso Público para a Decoração do Carnaval do Pelourinho 2011 são obtidas na Copel/IPAC, das 10 às 17 horas ou através do tel. (71) 3117-6484. Outros dados sobre os carnavais no Pelourinho promovidos pelo Governo da Bahia estão nos sites http://www.facebook.com/l/2be80fuCAHOdLIbbeP0gCm-qB_g;www.ipac.ba.gov.br, http://www.facebook.com/l/2be80NsovclW7L1yAEpdfhN7i6g;www.pelourinho.ba.gov.br, http://www.facebook.com/l/2be80CiBP4pQeQldR_jL-OrgZeA;www.cultura.ba.gov.br e http://www.facebook.com/l/2be80GsuDPSCsvy_aWHzb-5YyPA;www.bahiatursa.ba.gov.br.


Assessoria de Comunicação - IPAC - em http://www.facebook.com/l/2be803pGXIz97gzKTlFwU3mqvXw;07.10.2010Contato: jornalista responsável Geraldo Moniz (1498-MTBa) - (71) 8731-2641
ASCOM/IPAC:(71)3116-6673ou3117-6490 http://www.facebook.com/l/2be80HOoD3PJwGeUEQtegF8S6Tg;Acesse:www.ipac.ba.gov.br Email: ascom@ipac.http://www.facebook.com/l/2be80QN0wX0_IOshkzVGFa7TxTg;ba.gov.br. Facebook: Ipacba Patrimônio / twitter: @ipac_ba

domingo, 3 de outubro de 2010

NO ATELIÊ DE LEONEL MATTOS Dia 16 de Outubro as 19h ARTE – COMESTIVEL NO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Dia 16 de Outubro as 19h












ARTE – COMESTIVEL NO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Salvador, dando continuidade as suas ações de combate a Fome no estado da Bahia, irá realizar uma evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro de 2010 a partir das 19 hs no Atelier do artista plastico Leonel Mattos, gentilmente cedido pelo artista, na Rua Guedes Cabral n. 155 – Rio Vermelho, (em frente a Igreja).

Estamos convidando 20 (vinte) destacados artistas plasticos Baianos; a apresentarem um trabalho em torno do tema “Unidos contra a Fome” utilizando comida como base para expressarem seus sentimentos em telas, esculturas e performances. O tamanho dos trabalhos será no máximo de 1mt².Os trabalhos apresentados serão degustados durante a exposição.
Os Artistas estão fazendo sua parte, irão participar gratuitamente do evento, sua doação de alimentos será através da produção de suas artes.

Pedimos aos convidados para levarem alimentos não perecíveis (Feijão ou Arroz) que serão distribuídos a população carente da Bahia, através de Associações e Entidades devidamente pesquisadas para verificação da idoneidade dos seus trabalhos. Durante o evento os alimentos poderão ser usados para performances.

Artistas participantes:
Adenilse Romana , Álvaro Sampaio, Chico Mazzoni, Celso Cunha, César Romero, Davi Caramelo, Diego J Cardoso, Gil Mario, J. Cunha, Justino Marinho, Lia Magalhães, Leonel Mattos, Marcio Santana, Menellau Sete, Rebouças, Sergio Rabinovitz.

Queremos dar um exemplo de cidadania e solidariedade, incentivando e mobilizando a população baiana a lutar contra a fome chamando a atenção da nossa sociedade para ajudar a reduzir a fome em nosso estado, ao mesmo tempo que levaremos cultura para a população de baixa renda.
O DIA MUNDIAL DE ALIMENTAÇÃO é celebrado no dia 16 de outubro, desde 1979, em referência à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação, (FAO), visa refletir sobre a situação da fome no planeta e tem por objetivo despertar o interesse das pessoas pelo problema da alimentação no mundo e reforçar a solidariedade na luta contra a fome, a mal nutrição e a pobreza.

A cada ano é definido um tema para o Dia Mundial da Alimentação, o desse ano será: “Todo o mundo unido contra a Fome”, que pretende sensibilizar a população mundial para os efeitos nefastos dessa Crise, que atinge todo o planeta, crescendo cada vez mais o número de vítimas da fome, alcançando um alarmante número de pessoas mal alimentadas que supera a marca de Um Bilhão de Pessoas, (uma cada seis pessoas passam fome).

Estaremos divulgando e recolhendo assinaturas para a petição internacional para acabar com a Fome no Planeta: BILLIONHUNGRY “Um Bilhão de pessoas vivem com Fome crônica e eu estou louco de Raiva” pedindo que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade.
Vamos ampliar a divulgação dessa campanha a é o final do ano, fazendo ações para recolher as assinaturas e divulgar ainda mais a campanha para que as pessoas fiquem indignadas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivam com Fome. O símbolo da campanha é um apito amarelo. A idéia é encorajar as pessoas a apitar contra a fome.



DINHO BANDEIRA

Informações – 71 – 32630253

Fonte : Facebook de Leonel Mattos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Exposição, Capão Memórias e Cores















Salomão Zalcbergas traz exposição a céu aberto do Vale do Capão, para Biblioteca Central dos Barris em Salvador.

Capão, Memórias e Cores é o tema da exposição que o artista plástico, Salomão Zalcbergas, estará apresentando de 04 a 30 de outubro na Biblioteca Central dos Barris em Salvador.

O artista, conhecido por registrar em suas obras, a natureza e as casas antigas da chapada diamantina, começou em 2006 a retratar a vida dos moradores da região, seu cosmo simbólico e cotidiano que compuseram as exposições ‘Simplicidade’, ‘Estórias da vida’ e ‘Lembranças da Terra’. A partir de 2008 vem realizando a céu aberto, nos muros e nas casas dos moradores do vale, exposição que retrata além da natureza, a memória e o convívio dos nativos, cenas do olhar do artista sobre o cotidiano bucólico e a vida simples do interior.

Em ‘Capão Memória e Cores’, reúne as obras em telas das exposições anteriores sobre o Capão e fotos da exposição a céu aberto.

Acadêmico e professor, com formação em Belas Artes, Salomão é um conservador renitente, mas ao mesmo tempo um libertário irreverente.

Pintor, ilustrador, artista gráfico e escultor, Salomão é paulista de nascimento, mas baiano desde criança. Filho de lituanos veio para Salvador aos oito anos com os pais – que teriam preferido uma carreira castrense para o menino. Chegou a realizar exposições na Bahia e na França depois de passar pela Escola de Belas Artes da UFBA, na década de setenta, mas acabou por radicar-se no Capão da Chapada Diamantina.

De volta a Salvador desde 2003, retoma a produção de artes plásticas. E em 2006 nasceram as telas da mostra. O artista conta com o apoio do diretório de arte – Espiral Galleria.


Breve histórico:

  • 2005- Emoções Humanas, Casa do Comércio;
  • 2006-Exposições Itinerantes nos muros do vale do Capão;
  • 2007-Simplicidades na Casa do Comércio e no Lobby do Hospital Salvador com temas religiosos; Estórias da Vida no

SENAC/Pelourinho2008- Lembranças da Terra, no SENAC Pelourinho;

  • 2008- Alizarin / Exposição Coletiva no Inet- Comércio;
  • 2009- Arte Sempre Viva, no Teatro da Gamboa Nova; Cores na Chapada SENAC Pelourinho;
  • 2010- Cores Brasilis no Teatro da Gamboa Nova;
  • Exposições internacionais na Itália e na França.



Serviço:

Capão, Memórias & Cores

Exposição de Pinturas acrílicas s/telas de Salomão Zalcbergas

De 04 a 30 de outubro de 2010

Horário: consultar
Foyer da Biblioteca Central dos Barris

General Labatut, 27 – Barris

Fone: (71) 3117.6000/6084

Maiores informações

www.salomaozalcbergas.com

Espiral Galleria – www.espiralgalleria.com

info@espiralgalleria.com

Tel/fax. 71. 3378.6592

Exposição Opin yon

Exposição Opin yon





















Exposição " Opynion" contemplada com o Edital Matilde Matos de Apoio à Curadoria e Montagem de Exposições
Abertura 08/10/10 às 19h
Visitação 08/10 a 08/11
Galeria do Conselho
Av. Sete de Setembro s/n Palácio da Aclamação


terça-feira, 21 de setembro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

sábado, 28 de agosto de 2010

CAIXA Cultural Salvador lança a Mostra “Lage – 40 anos de humor”


CAIXA Cultural Salvador lança a Mostra “Lage – 40 anos de humor”

A exposição reúne o bom humor de traço leve e ágil e carregado de expressividade do mais talentoso cartunista da Bahia.
A CAIXA Cultural Salvador promove o lançamento da mostra “Lage – 40 anos de humor”, no dia 31 de agosto, às 20 horas, para convida...dos da Caixa Econômica Federal e imprensa. Quem for visitar a exposição terá a oportunidade de apreciar 60 trabalhos realizados pelo ilustrador e cartunista Hélio Roberto Lage ao longo dos seus 40 anos de carreira dedicados à charge e ao cartum. O projeto “Lage – 40 anos de humor” foi aprovado pelo edital de ocupação de pauta da CAIXA Cultural para 2010 e é integralmente patrocinado pela instituição.
A curadoria do designer e cartunista Nildão envolveu pesquisa cuidadosa nos acervos pessoais e profissionais do autor, resultando na seleção dos melhores trabalhos de Lage. A visitação pública acontece de 1º de setembro a 03 de outubro no horário das 9 às 18 horas, com entrada franca para todos os públicos. A CAIXA Cultural fica na Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (71) 3421-4200.
A mostra reúne charges, cartuns, histórias em quadrinhos e caricaturas, finalizadas, em sua maioria, com traço à mão livre, representando diferentes fases do cartunista. O humor ferino de Lage está presente nas tiras “Ânsia de amar”, em que o cartunista explora as relações amorosas, suas angústias e suas contradições de forma irônica e sagaz.
A política nacional e baiana é retratada em charges apimentadas e certeiras que retratam os acontecimentos de grande repercussão no cenário nacional e local. Além disso, Lage era dono de um traço preciso e econômico, o que pode ser conferido nas diversas caricaturas de personalidades da vida política e artística do país.
A maior parte dos trabalhos expostos na mostra pertence ao acervo da família do artista, cedido gentilmente por sua esposa Marta Lage, e do jornal Tribuna da Bahia, veículo no qual Lage trabalhou por quase toda a sua vida profissional, publicando diariamente, durante mais de 37 anos, nas páginas do diário local.

PROGRAMA EDUCATIVO da MOSTRA “LAGE – 40 anos de humor”

A mostra se complementa com um programa educativo que oferece oficinas e palestras voltadas para um público-alvo formado por estudantes da rede pública e particular do ensino médio (primeiro ao terceiro ano) e do ensino superior da cidade de Salvador, além de profissionais e amadores das artes gráficas. As inscrições podem ser feitas na CAIXA Cultural Salvador pelo telefone (071) 3421-4200, no período das 9 às 17 horas. A participação é gratuita.
As oficinas serão desenvolvidas com a divisão do tempo em duas fases: a primeira será expositiva, realizada pelo facilitador, ocupando 01h30min do tempo total da atividade. A segunda fase será prática, quando os presentes serão convidados a experimentar as técnicas expostas pelo facilitador, com auxílio deste, e terá duração de 2 h.
As palestras serão realizadas por meio de exposição oral com auxílio de material projetado e cada palestrante terá 01h30min para expor a sua apresentação. Nos 30 minutos restantes a fala será franqueada aos presentes, fomentando assim o debate.


Programação

DIA 14/09 – TERÇA-FEIRA

08h30min às 12h – OFICINA: “A caricatura como forma de expressão artística”
Facilitador: Paulo Setúbal
Quantidade de Vagas: 25 pessoas.

14h às 16h – PALESTRA: “O Processo criativo do Humor gráfico: o cartum”
Palestrante: Nildão
Quantidade de Vagas: 80 lugares

16h às 18h – PALESTRA: “Vida e obra de Hélio Lage”
Palestrante: Prof. Washington Filho.
Quantidade de Vagas: 80 pessoas.

DIA 15/09 – QUARTA-FEIRA

08h30min às 12h – OFICINA: “Do desenho à animação: processos e técnicas”
Facilitador: José Vieira.
Quantidade de Vagas: 25 pessoas.

14h às 16h – PALESTRA: “Humor gráfico na Bahia: trajetória e perspectivas”
Palestrante: Gutemberg Cruz.
Quantidade de Vagas: 80 lugares

16h às 18h – PALESTRA: “O papel do cartunista em um veículo de mídia”
Palestrante: Cau Gomez.
Quantidade de Vagas: 80 lugares


Serviço:

Mostra ”Lage - 40 anos de Humor”

Lançamento: 31 de agosto de 2010, às 20 horas, para imprensa e convidados CAIXA;

Conveniência: Estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural, no dia do lançamento.
Visitação: 01 de setembro a 03 de outubro de 2010, das 9 às 18 horas, de terça-feira a domingo;
Galeria: Arcos
Endereço: Rua Carlos Gomes, nº57 – Centro, Salvador/BA
Informações: (71) 3421-4200



Acesso:Entrada franca
Classificação etária: Livre

Realização:
Nildão Design, Comunicação e Produção
Alice Lacerda – Produtora Cultural


Patrocínio:
CAIXA Econômica Federal
www.caixa.gov.br/caixacultural

CONTATO PARA ENTREVISTAS:

Curador:

Nildão
www.nildao.com.br



CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal - CAIXA Cultural - Salvador
(71) 3421-4200




Fonte : Caixa Cultural
cultura.ba@caixa.gov.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Projeto itinerante promove oficinas gratuitas de quadrinhos em comunidades populares de Salvador

Projeto itinerante promove oficinas gratuitas de quadrinhos em comunidades populares de Salvador



Jovens de 13 a 30 anos dos bairros de Mata Escura, Engenho Velho da Federação, Plataforma e Pelourinho têm oportunidade de aprender a fazer suas próprias histórias em quadrinho na “Oficina HQ Itinerante”



A Ação Cultural Oficina HQ comemora sete anos de atividades contínuas com mais uma realização: o projeto “Oficina HQ Itinerante”, que vai promover oficinas gratuitas de história em quadrinhos em quatro bairros de Salvador – Mata Escura, Engenho Velho da Federação, Plataforma e Pelourinho –, entre os meses de setembro e novembro. A proposta é de atender comunidades populares, dando oportunidade de formação na técnica e promovendo a arte como uma opção de labor e renda. As inscrições ficam abertas de 2 a 12 de setembro, nos locais onde as oficinas serão desenvolvidas (ver lista abaixo).



São oferecidas 80 vagas (20 em cada bairro) para jovens entre 13 e 30 anos, que tenham afinidade com as artes gráficas, mas que não possuam condições financeiras para investir em formação e qualificação. Os alunos devem residir ou estudar nas proximidades dos locais que receberão as oficinas. As aulas vão acontecer em dias úteis, das 14 às 17 horas, e o material necessário para o desenvolvimento do trabalho será também gratuito. Ao final de cada oficina, os espaços ainda abrigarão uma pequena mostra do que foi produzido nas aulas e, após encerramento do projeto, o conteúdo total será apresentado no site da Ação Cultural Oficina HQ: www.oficinahq.com.



A “Oficina HQ Itinerante” foi contemplada pelo Edital de Apoio a Projetos de Formação e Qualificação Artístico-Cultural, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) através de suas unidades: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Fundação Pedro Calmon (FPC), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). O certame está viabilizando a execução de 28 propostas arte-educativas nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, música, teatro, circo, patrimônio, livro e leitura, com investimento total superior a R$ 800 mil, mediante recursos provenientes do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).



Oficina HQ Itinerante

Inscrições:

De 2 a 12 de setembro

Para jovens de 13 a 30 anos

Nos locais de realização das oficinas

Grátis

Informações:

Telefones: 71 3014-4331/ 8807-4331/ 8707-0951

E-mail: quadrinhos_ssa@hotmail.com

Site: www.oficinahq.com



Datas e locais de inscrição e realização das oficinas e mostras:


Mata Escura:

Onde: LTECS – Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologias Sociais (LTECS)

Oficina: 15/9 a 23/9/2010

Mostra: 27/9 a 4/10/2010


Engenho Velho da Federação:

Onde: Centro Cultural e Recreativo Bombocado

Oficina: 29/9 a 7/10/2010

Mostra: 11/10 a 18/10/2010


Plataforma:

Onde: Multiusinas Juvenil de Plataforma/PANGEA

Oficina: 13/10 a 21/10/2010

Mostra: 25/10 a 1/11/2010


Pelourinho:

Onde: Museu Casa do Benin

Oficina: 26/10 a 5/11/2010

Mostra: 8/11 a 15/11/2010

--
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB
Telefones: + 55 (71) 3116-6781 / 6783
www.funceb.ba.gov.br
www.agendacultural.ba.gov.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Exposição Tunga: À luz de dois mundos.

Um ponto de visualidades em Salvador


Um ponto de visualidades em Salvador


A partir de Setembro, mais precisamente, no primeiro sábado, dia 04, o Goethe-Institut Salvador estará sediando um novo projeto cujo foco são as diversas expressões das Artes Visuais: VISIO. (leia-se Visio Ponto).

O evento, projetado pela artista e ativista cultural Andrea May, assim como o próprio nome sugere, reunirá representantes das artes plásticas, fotografia, arte digital, design gráfico, videoarte, street art, dentre outros, num ponto de encontro mensal para troca de informações, produção e reprodução ao vivo de técnicas, estilos e inspirações.

Trata-se, na verdade, de um atelier aberto ao público interessado em conhecer, participar ou apenas adquirir peças de arte com formatos e valores acessíveis.

Prevendo uma interlocução com o espaço do Pátio do ICBA (Corredor da Vitória), serão realizadas atividades informais e diversificadas como por exemplo o laboratório do coletivo de desenho Canetarium; mini-oficinas; pequenas mostras expositivas; instalações, performances e exibições de audiovisual.

A programação gratuita acontecerá das 14 às 20h e visa, fundamentalmente, a maior aproximação ao universo particular desta classe em seus processos criativos. Um estímulo aos olhos e mentes abertas.

Atelier coletivo

Será formado por Alessia Rollo - Ana C. - Anita Dominoni - Bruno Marcello - Danilo Bolota - Drica Rocha - Filipe Cartaxo - Flávia Bomfim - Grupo Ecoarte - Grupo Mandu - Iansã Negrão - Janete Kislansky - Juliana Bestetti - Karina Rabinovitz & Silvana Rezende - Marceleza de Castilho - Marcelo Reis - Markuza - May aka Happy Downlady - Nely Oliveira - Nestta Cultura - Silvis - Tuti Minervino.




Gostou ? Maiores informações no blog: http://visioponto.blogspot.com/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SecultBA realiza cadastramento de espaços culturais da Bahia

Previsão é de que 200 centros de cultura sejam mapeados até o final de setembro

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB) e da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), promove, até o dia 30 de setembro de 2010, o mapeamento dos espaços culturais do estado. A ação, que teve início em julho, faz parte do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC), uma ampla base de dados que estará disponível na internet e será alimentada pelos gestores da cultura dos governos federal, estadual e municipal, e também pela sociedade civil, por instituições culturais públicas, privadas e de interesse público.


Fonte: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/

terça-feira, 10 de agosto de 2010

EXPOSIÇÃO COLETIVA BENTEVI - RECIFE









8 a 30 de outubro Exposição Coletiva Bentevi - Recife.
O evento acontecerá na Rua Capitão Lima em duas casas:
no espaço MUDA http://espacomuda.blogspot.com/
e no N.A.V.E. http://www.e-nave.com.br/

...---- pautas abertas ----

Todos estão convidados a participar da Exposição Coletiva Bentevi – Recife
Uma parceria Bentevi – Muda – N.A.V.E.

IDENTIFICAÇÃO
1. 08.10.10 data de abertura da Exposição Coletiva Bentevi – Recife;

2. Período da mostra 08.10 a 30.10.2010;

3. Os espaços expositivos serão no MUDA e N.A.V.E. - Todos dois espaços ficam na Rua Capitão Lima, no Bairro do Santo Amaro, no centro da cidade de Recife.

4. Sobre ESPAÇO MUDA: O Espaço Muda é dedicado às artes plásticas, moda, música, gastronomia, artes cênicas, audiovisual... O espaço é divido em quatro ambientes: a Galeria Muda, que será reservada para exposições de arte e; o Espaço Moda, que além de funcionar como loja e brechó; o Bistrô Beco da Muda e o Espaço Galpão que funciona como um teatro alternativo com 70 m². http://espacomuda.blogspot.com/

5. Sobre ESPAÇO N.A.V.E.: Os experimentos realizados no NAVE , visam à reflexão acerca das relações entre arte e tecnologia, tem a intenção de intercambiar conhecimentos. Explorar as inter-faces da criação artísticas com os diversos setores da comunicação e do conhecimento, os projetos realizados pelo NAVE em sua grande maioria interativos, geraram reflexões a cerca de questões, sócio-politicas, ambientais e tecnológicas, que estão presentes nas obras de artes contemporâneas. http://www.e-nave.com.br/

6. Referências Recife:
http://www.youtube.com/watch?v=8rL8lNtixlU
http://pt.wikipedia.org/wiki/Recife
http://www.recife.pe.gov.br/pr/secplanejamento/inforec/
http://revistatatui.com/
http://www.youtube.com/watch?v=oGxt6E99f-E
http://www.youtube.com/watch?v=JYkZxX6CgqY
http://www.youtube.com/watch?v=YhR6P860xWA
http://www.google.com.br/images?oe=utf-8&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&client=firefox-a&q=recife&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=D2pSTLaTJc-zuAfksuTCBA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=7&ved=0CFEQsAQwBg&biw=1272&bih=568

7. A idéia é que a Coletiva Bentevi continue ocupando espaços urbanos alternativos como o espaço MUDA e o N.A.V.E. , provendo encontros, oficinas, apresentação de projetos e portfólios. Buscamos nesta coletiva conhecer os artistas pernambucanos. Pautas abertas para expor nos espaços Muda e N.A.V.E., para performances, vídeos, instalações e intervenções etc. As pautas ocupadas nesta convocatória até o período da exposição entrarão na programação do evento.


BASES PARA A CONVOCATÓRIA

1. Confirmação – até o dia 10 de Setembro
1.1. O artista ou o coletivo precisa confirmar a sua participação por email, junto ao email, ou o mais breve possível, deve apresentar a obra ou o projeto da obra que pretende expor. Email: caca@bentevi.art.br

2. Prazos:
2.1. Prazo de envio da obra é até o dia 15 de Setembro e o prazo para entregar a obra pessoalmente é até o dia 25 de Setembro.

3. Transporte:
3.1. As obras deverão ser enviadas por correio ou entregues pessoalmente:
à Cacá Faria, Rua Marechal Floriano, 162 / 804 Canela, Salvador, BA - Brasil CEP 40.110-010
à Iara Sales Agra, Rua Eustáquio de Carvalho, 101 Carmo, Olinda PE – Brasil CEP 53120-030
3.2. A Obra deve vir acompanhada com o certificado de autenticidade, solicitar o certificado no ato da confirmação de participação.
3.3. O Artista responsabiliza-se pelos encargos relativos à embalagem e ao transporte e não nos responsabilizamos pelo extravio do material durante a remessa dos correios.
3.4. As obras danificadas durante o transporte só serão expostas se forem restauradas em tempo hábil, com a cobertura das despesas efetuada pelo artista.

4. Para as obras que exijam montagens especiais, o artista deverá anexar ao certificado uma especificação detalhada sobre a montagem.

5. Formatos:
5.1. Obras em pequenas dimensões. As obras Bi ou tridimensionais devem ter 50 cm no máximo, em cada uma das suas dimensões, incluindo a moldura, se for o caso. Dípticos, tripticos e polípticos serão considerados como trabalhos únicos.

6. Obras:
6.1. As obras não têm restrição de linguagem, podem ser vídeos, telas, instalação, objetos, gravuras, lambes, impressões, fotografias, intervenções urbanas, performances, dentre outros.

6.2. O artista poderá participar da exposição com outros trabalhos e ações. Pretendemos intervir no bairro. Mandem arquivos que aqui nós vamos imprimir e deixar em lugares movimentados ou colar. Enviem sugestões e propostas que aqui tem uma equipe disposta a agir. E estando Recife participe! Seja um colaborador da Coletiva.

7. As obras enviadas farão parte do acervo do Bentevi, onde circularão em outros sítios, cidades e exposições, com o intuito de promover e divulgar o Bentevi e os artistas que integram.

O site Bentevi se coloca como um espaço colaborativo, no qual vocês podem enviar sugestões. Propomos exposição de obras e idéias.
Coletivize Bentevi!

Para qualquer informação entrar em contato por email caca@bentevi.art.br que terei o maior prazer em esclarecer e conversar sobre a nossa coletiva.
Um beijo a todos.
Grata, Cacá.


( Fonte facebook e via e-mail , de Cacá)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Reunião Sindicato de Artistas Plásticos e Visuais da Bahia

SÁBADO, 31 de julho, 9h - Reunião Sindicato de Artistas Plásticos e Visuais da Bahia.
Reunião aberta a quem tiver interesse em participar e se interar dos últimos acontecimentos.

domingo, 25 de julho de 2010

Exposição Leonel Mattos 40 anos de arte
















ATENÇÃO:
MUDOU O DIA DA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO PARA 20 DE AGOSTO , NO ATELIER DO RIO VERMELHO!



Exposição Leonel Mattos 40 anos de arte

Rua Guedes Cabral, n 155, Rio Vermelho( em frente a Igreja de Santana)-Cidade: Salvador - BAHIA - BRASIL