terça-feira, 29 de março de 2011

Exposição Direitos Humanos no Brasil

Exposição Direitos Humanos no Brasil


A CAIXA Cultural Salvador apresenta, a partir desta terça-feira (29), a exposição Direitos Humanos no Brasil. Composta por imagens de diversos fotógrafos e pinturas de artistas, que recontam as conquistas cívicas e os avanços da sociedade brasileira, a mostra tem curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, e fica em cartaz até 8 de maio. O acesso é gratuito e indicado para uma faixa etária a partir de 10 anos.


Inaugurada no ano passado, em Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro (Dia Internacional da luta pelos Direitos Humanos) – fruto do livro homônimo, lançado na mesma ocasião –, a mostra também passou pelo Rio de Janeiro, apresentando Imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas, que contam a história da luta pela conquista dos Direitos Humanos no Brasil.


Imagens históricas

O volume conta com dois ensaios curtos e 156 imagens históricas. A exposição apresenta 60 imagens do livro, ampliadas e contextualizadas através da história. Segundo o ex-ministro Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, tanto a mostra quanto o livro buscam “fortalecer o chamado Direito à Memória e à Verdade, seja no Brasil, seja em países vizinhos, que viveram, como nós, entre os anos 1960 e 1980, graves interrupções da vida institucional, com a instalação de ditaduras mantidas à custa do terror de Estado, da censura e da intolerância”.


A exposição retrata a conquista do território brasileiro por parte dos portugueses, a dominação e o extermínio de inúmeros povos indígenas. Retratata também a escravidão negra, com a provável chegada das primeiras levas de africanos, em 1502, até a total libertação da escravatura, com destaque para a história marcante do Quilombo dos Palmares, os mercados de escravos e a revolva dos Malês ocorrida em Salvador. A mostra também visita o massacre de Canudas, a Revolta da Vacina e da Chibata, e as lutas por melhores condições de trabalho, as primeiras greves, o tenentismo, a Revolução de Trinta e outros importantes capítulos da história cívica nacional recente.


Realização e patrocínios

A exposição conta com apoio da Caixa Econômica Federal e é patrocinada pela Petrobras, com recursos da Lei Rouanet. A realização é da Dinâmica Produções Culturais e a produção é da Aori Produções Culturais.


Serviço:

Exposição: “Direitos Humanos no Brasil”

Curadoria: Denise Carvalho e Gilberto Maringoni

Abertura: 29 de março de 2011, às 19h. (convidados e imprensa)

Visitação: de 30 de março a 8 de maio de 2011

Horário: de terça a domingo das 10h às 18h

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA)

Acesso: Gratuito

Censura: 10 anos

Telefones: (71) 3421-4200

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário