quarta-feira, 9 de março de 2011

"Jean Solari " em cartaz na Caixa Cultural Salvador

"Jean Solari " em cartaz na Caixa Cultural Salvador.


O fotojornalista Jean Solari faz palestra e visita guiada no evento de abertura

A CAIXA Cultural Salvador abre no dia 22/02, às 19 horas, a sua temporada de exposições aprovadas no Edital 2011 com a mostra “Jean Solari Fotojornalista”, que apresenta cerca de 40 imagens captadas pelo fotógrafo francês, que, 59 anos, registra o Brasil através de suas lentes. Solari trabalhou para importantes revistas como O Cruzeiro, 4 Rodas e Realidade e seus trabalhos representam momentos históricos importantes do povo brasileiro. A curadoria é do fotógrafo e antropólogo Milton Guran, que, com Solari, fará palestra e guiará a mostra na noite de abertura. O público poderá conhecer os trabalhos a partir do dia 23 de fevereiro até 10 de abril, sempre de terça a domingo, das 9 às 18 horas. A CAIXA Cultural Salvador fica na Rua Carlos Gomes, 57, Centro de Salvador/BA.

O visitante da CAIXA Cultural Salvador, ao percorrer a mostra, encontrará as imagens de Caubi Peixoto e suas fãs da Era do Rádio, de Rita Lee e Os Mutantes no fim dos anos 60, a posse de Jânio Quadros em 1961, comunidades indígenas ianomamis e a princesa Grace Kelly de Mônaco, além das reportagens especiais da Amazônia e Vale do Rio São Francisco que se constituem em um surpreendente retrato do fotojornalismo dos últimos 50 anos.

Nascido em Paris, em 1933, Jean se mudou com a família para o Brasil em 1950. O pai lhe comprou uma Agda Isolette para que fizesse fotos da viagem de navio até o Rio de Janeiro. Jean ficou maravilhado com o belo céu azul ao chegar à baía de Guanabara, no dia 04 de outubro. Era o dia seguinte à eleição de Getúlio Vargas e ele ficou curioso, não conseguindo entender como Getúlio, que era um ditador, havia sido eleito pelo povo para ser o presidente da República. De lá para cá, essa inquietação passou a fazer parte de seu cotidiano e foi transformada em instigantes imagens, que hoje compõem o grande acervo do fotojornalismo brasileiro.

Em 1958 entrou para a revista O Cruzeiro, na qual participou das principais coberturas nacionais e internacionais. Em 1966 ingressou na revista Quatro Rodas e em 1968 na Realidade, onde permaneceu até 1973. Atuou como fotógrafo independente, colaborando na área jornalística e publicitária, e suas fotografias foram publicadas em revistas como ParisMatch e Bild der Zeit. Exerceu atividade didática como professor de Jornalismo na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP SP. Em 1971 ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, em São Paulo, entre outros prêmios.

Palestra com o artista

Fotógrafos, artistas, estudantes e admiradores da fotografia estão convidados para a palestra que será oferecida por Jean Solari e Milton Guran no dia 22.

Serviço

Exposição: "Jean Solari Fotojornalista”

Abertura: terça feira, 22 de fevereiro de 2011, às 19h, com palestra e visita guiada.

Visitação: entre 22/02 e 10/04/2011, de terça a domingo, das 9h às 18h

Acesso: Gratuito;

Censura: Livre

Onde: CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador (BA)

Telefones: (71) 3421-4200

Patrocínio:

Caixa Econômica Federal

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário